Começa a ser Instalado cabo de Fibra Ótica que conectará Brail e Europa

A expectativa era de que a fibra começasse a ser lançada na parte da manhã de ontem. No entanto, o início da operação foi adiado por algumas horas, devido a condições meteorológicas adversas. A viagem deve durar cerca de três meses e, considerando o período de testes e últimos ajustes, estima-se que em meados de 2021 o serviço já esteja funcionando. A tecnologia do cabo, que permite conexão em altíssimas velocidades é uma das etapas para que o Brasil possa aproveitar melhor sua futura rede 5G, que depende de fibra ótica para funcionar em todo seu potencial.

O investimento para o projeto gira na casa de R$ 1 bilhão e foi financiado pela EllaLink, empresa proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra. Hoje, toda a informação que enviada pelo Brasil para a Europa vai primeiro para os Estados Unidos e, de lá, segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões, gerando um atraso no envio e recebimento de dados para ambos os lados.

A redução da latência ajuda, por exemplo, aplicações de computação em nuvem, internet banking, reprodução de vídeos e jogos eletrônicos. No caso dos games online, por exemplo, a demora no tempo de resposta é um fator determinante para os gamers e pode ser crucial entre vencer ou perder uma partida.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. "É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados", afirmou. Ainda em nota, o Ministério das Comunicações afirma que a nova rota de dados cortará pela metade o tempo necessário para usuários brasileiros acessarem informações em servidores europeus e vice-versa.






FONTE: https://canaltech.com.br/infra/comeca-a-ser-instalado-cabo-de-fibra-otica-que-conectara-brasil-e-europa-176289/


Comentários (0)


Deixe um comentário